Lagoa Bonita – Anuros

Sobre a Lagoa Bonita

A Lagoa Bonita é considerada a maior lagoa natural do Distrito Federal e está localizada no interior da Estação Ecológica de Águas Emendadas. Os locais onde foram realizadas as gravações têm uma grande extensão formada por veredas que margeiam a Lagoa. Essas veredas, não inundadas pela Lagoa, são formadas por uma faixa de buritis e fazem limite com a mata seca, além de outras formações do Cerrado tais como o cerrado stricto sensu e matas de galeria inundável e não- inundável. Este cenário foi o ambiente ideal para encontrar machos de anuros que vocalizavam a fim de atrair fêmeas para a cópula. O horário oportuno e o ambiente ideal para a amostragem, facilitou o registro vocal dos indivíduos. Isso porque, os ambientes criam micro-hábitats para as espécies, utilizados como sítios de vocalização pelos machos.

Lagoa Bonita Sapos 2b

ÁUDIO ANUROS 3

Lagoa Bonita Sapos 3a

ÁUDIO ANUROS 4

Lagoa Bonita Sapos 3b

ÁUDIO ANUROS 5

Como a Gravação foi feita?

Para realizar os registros sonoros da pesquisa, foram percorridos trechos no entorno da lagoa e as gravações foram realizadas com a utilização de microfones unidirecionais, no período do final da tarde até à noite. Os registros sonoros incluíram diversos representantes da fauna com destaque para a diversidade de espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas). A técnica utilizada para as gravações consistiu em direcionar o microfone ao indivíduo que estava vocalizando e, manter uma distância relativa para a melhor captação do som.

Lagoa Bonita Sapos 1

ÁUDIO ANUROS 1


O que Encontramos no local?

Durante o período reprodutivo, a vocalização mais percebida é o canto de anúncio, utilizado por machos de diferentes espécies sob contexto comportamental de atração de fêmeas. Durante as buscas, foi possível observar o canto de anúncio, emitidos por machos, em coros formados em agregados reprodutivos. A gravação obteve o registro de três espécies: um coro mais proeminente onde estavam presentes indivíduos da espécie Pseudopaludicola sp. pertencente à família Leptodactylidae. Com uma sonoridade mais ao fundo, foi possível observar a espécie Elachistocleis cesarii, pertencente à família Microhylidae e Scinax fuscomarginatus, pertencente à família Hylidae.

Lagoa Bonita Sapos 2a

ÁUDIO ANUROS 2

1 Comentário

  1. Amei! Vou trabalhar em classe de Educação Infantil, a percepção de sons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *