Encontro de Folias de Reis do DF

Sobre

A Folia é uma forma de catolicismo popular muito difundida no Brasil e está relacionada ao culto de santos católicos. A Folia de Reis celebra o nascimento de Cristo e simboliza a peregrinação dos Três Reis do Oriente – Gaspar, Melchior e Baltazar – em direção à Belém para adorar o menino Jesus. No período que vai do Natal, 25 de dezembro, ao dia de Reis, 6 de janeiro, acontecem os Giros da Folia. Os Encontros de Folias são eventos bastante difundidos e servem para reunir grupos de determinadas regiões.

ÁUDIO CELEBRAÇÃO DO SANTO TERÇO 15.12.2016

Apesar de ser uma tradição ligada à cultura popular, a Folia de Reis relaciona-se com a igreja oficial – Santa Igreja Católica Apostólica Romana, que aceita o festejo e admite, em sua Liturgia, uma aproximação com o universo rural das Folias de Reis. Nesse contexto é comum a celebração de Missas Sertanejas e Terços rezados, abençoando os foliões que saem para o “Giro”. A Celebração do Santo Terço inclui o tocante terço cantado, a cada mistério do Santo Rosário é cantada uma estrofe em louvor a Virgem Maria.

ÁUDIO TERÇO CANTADO 15.12.2016

O giro da Folia é marcado por visitas às casas dos devotos, esses, por sua vez, têm um compromisso com os Devotados, devem acolher a bandeira e os foliões. A Folia de Reis é uma celebração Natalina, têm início com as festividades do Natal, sua narrativa é a do nascimento de Cristo. A Saudação ao Presépio é parte importante das celebrações nas Folias de Reis. O presépio é a representação física da visita dos reis Magos ao menino Jesus e a Sagrada Família. No giro da folia, durante as visitas, os foliões se deparam com presépios menores antes de encontrar o presépio final do “giro”, que representa a chega dos três Reis do Oriente na “lapa” de Belém.

ÁUDIO SAUDAÇÃO AO PRESÉPIO/ FOLIA MINAS BRASÍLIA 16.12.2016

Como a Gravação foi feita?

Os áudios encontrados neste acervo foram gravados no 15º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2016, na região administrativa do Gama, Distrito Federal, Brasil. O evento contou com diversos grupos de Brasília, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, e teve em sua programação atividades relacionadas ao universo das Folias de Reis. O início das atividades do 15º Encontro de Folias de Reis do DF foi marcado pela Celebração do Santo Terço.
Os foliões em peregrinação, visitam as casas dos devotos, entoam cânticos em louvor ao três reis magos, levam a bandeira dos santos, saúdam os moradores e pedem permissão para entrar e abençoar a casa. Em troca os moradores dedicam uma “oferta” ao santo (algumas notas de dinheiro que são fixadas com alfinetes na bandeira dos santos), oferecem comida, bebida e pouso aos foliões. Uma tradição comum às Folias de Reis é o “Bendito de Mesa” que geralmente é cantado. Após as refeições ofertadas pelos moradores nas visitas os Foliões se reúnem em volta da mesa para, através do cântico, agradecer e louvar a Deus pelo alimento servido. O Bendito de Mesa registrado aqui é canto efusivo, com um vigoroso acompanhamento rítmico e harmônico, de andamento mais acelerado do que os tradicionais hinos de folia.

ÁUDIO BENDITO DE MESA 16.12.2016

Os presépios são entendidos como demonstrações de fé e conhecimento da tradição por parte dos moradores. Durante o giro, a cada novo presépio encontrado, o Mestre da Folia explora com mais detalhes as narrativas sagradas. O dia 6 de janeiro é a data da “entrega da bandeira” no “grande presépio final”. A Saudação ao Presépio esteve presente em todos os dias de programação do 15º Encontro de Folias de Reis do DF e por lá passaram todos os grupos de folia presentes no encontro.

ÁUDIO BENDITO DE MESA 16.12.2016

Na sexta-feira dia 16/12/2016 durante a programação do Encontro houve uma visita à Administração do Gama, que recebeu em sua sede o grupo de Folia de Reis “Devotos dos Magos”. A Folia Devotos dos Magos é de Unaí-MG, antiga frequentadora do evento, tem forte ligação com Brasília e possui alguns integrantes radicados na cidade. A Folia, de grande qualidade musical, é comandada pelo capitão Domingos David e possui seis vozes, ou seja, o capitão, a segunda voz, terceira, quarta, quinta e sexta voz. O movimento musical ascendente corresponde a ideia de elevação espiritual e simboliza a conexão com o sagrado celestial presente no rito. Durante a visita dos Devotos dos Magos à Administração do Gama foram entoados versos de cantos de “anunciação de Maria”, “Nascimento de Jesus”, “Pedido de Oferta”, “Viagem dos Magos”.

ÁUDIO VISITA A ADMINISTRAÇÃO/CHEGADA/FOLIA DEVOTOS DOS MAGOS 16.12.2016

O que Encontramos no local?

A Folia de Reis é um ritual fortemente marcado pela música e a cantoria está presente em diversos momentos dessa festa. A Folia Minas Brasília, na presença dos Reis Magos personificados, abriu a primeira noite do evento com seus cantos e toadas. O número de indivíduos de uma folia não é fixo entretanto as funções são bastante definidas e se distinguem em: Capitão, Resposta, Alferes da Bandeira e instrumentistas (com destaque para o caixeiro), que podem ou não compor o coro de resposta. Algumas folias possuem os palhaços que são representações dos soldados do Rei Herodes.
O “Mestre da Folia” também conhecido como “Capitão”, “Encarregado”, “Guia” é o responsável direto pela folia e também quem puxa os cânticos, é seguido pelo coro de “resposta”, que pode variar na quantidade de vozes. Os instrumentos musicais mais utilizados na Folia de Reis são: a viola caipira, Sanfona, violão, cavaquinho, caixa de folia e pandeiro porem não é incomum a utilização de instrumentos como o violino ou “rabeca” e o triangulo. Os Cantos de Folia podem ser divididos em duas modalidades, cantos de Saudação e canto Bíblicos. Os Cantos de Saudação tecem versos em agradecimento aos moradores, homenageiam a bandeira, presépios, arcos e oratórios. Os Cantos Bíblicos contêm narrativas criadas a partir da interpretação dos textos sagrados e abordam as profecias sobre o nascimento de Cristo, a anunciação do anjo Gabriel, o anúncio do nascimento de Jesus, a adoração dos pastores e a viagem dos Santos Reis.

ÁUDIO PALCO/FOLIA MINAS BRASÍLIA 15.12.2016

A música da folia apresenta uma progressão harmônica simples, entretanto a concatenação das vozes e a qualidade vocal dos foliões resultam em um complexo sonoro de grande riqueza tímbrica. O movimento ascendente na entrada das vozes, que compõem o acorde perfeito maior da resposta, causa grande impressão e forte percepção de elevação ou ascensão. Cada folia possui qualidades musicais particulares e apresentam estruturas únicas na divisão de vozes, instrumentação, contorno melódico (toadas) e construção dos versos (metrificação e rima).

ÁUDIO VISITA À ADMINISTRAÇÃO/PEDIDO DE OFERTA/FOLIA DEVOTOS DOS MAGOS 16.12.2016

Eventos como esse celebram as tradições culturais e agem como importantes ferramentas de manutenção e difusão desse patrimônio. Os encontros são uma excelente ferramenta pedagógica para a valorização desta tradição em especial junto as novas gerações. Grande parte destes eventos ocorrem em capitais como Brasília e Goiânia, marcadas pelo êxodo rural e que mantêm viva a tradição da folia na memória de seus habitantes. Ao final da visita foram entoados cantos do “Nascimento de Jesus” e de “agradecimento” aos donos da casa, na ocasião os funcionários da administração.

ÁUDIO VISITA À ADMINISTRAÇÃO/AGRADECIMENTO/FOLIA DEVOTOS DOS MAGOS 16.12.2016
Compartilhe nas suas redes sociais!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *